terça-feira, 5 de setembro de 2017

Amor não se mendiga, menina!


Pare de ficar mendigando amor onde não há, menina. Você não precisa disso, não precisa ficar se rebaixando por um pouco de afeto que não quer vir naturalmente. Amor não se mendiga, entenda isso de uma vez por todas. Não se pede um pouco de atenção, não se exige um pouco mais de importância do outro, não se mendiga o que deveria ser recíproco por si só. É natural, vem com o sentimento. Não é preciso e muito menos se deve mendigar amor de ninguém, nunca, em hipótese alguma. Certo?
Não se desgaste emocionalmente por alguém que não move um dedo para te fazer feliz. Essa pessoa não merece o seu esforço diário, sua vontade de deixar o orgulho de lado por amar demais, não merece todo esse valor sentimental que você dá com tanto ânimo. Toda a sua dedicação em deixar de lado você mesma para tentar fazer dar certo aquilo que nem merece tanto assim o seu empenho. Sem que haja reciprocidade nada vai acontecer, consegue entender? Você é suficiente demais para alguém que é de menos. Entenda, não é preciso mendigar um amor que não flui por si só.
É por motivos assim que a gente acaba banalizando um sentimento tão bonito, por deixar complexo algo tão simples e involuntário, algo tão subitamente singelo. Sentimento não se pede, não se exige e talvez nem se conquiste. Temos o livre-arbítrio de amar o outro, assim como o outro tem a escolha de querer nos corresponder ou não. Ame, ame muito, transborde sentimentos. Entretanto não mendigue nada em troca, nem sequer um sorrisinho. O amor é singular demais para ser mendigado.
Temos que ter em mente que para podermos despejar nosso amor em outros corações, precisamos, primeiro, transbordar desse sentimento por dentro. Digo um grande clichê do mundo: ame a si mesmo e só assim conseguirá compreender como é amar o próximo. Realmente devemos aprender a nos dar amor, a enxergar o nosso valor a ponto de não ser preciso nos rebaixar para ganhar o amor de quem quer que seja.
Devemos entender que o nosso coraçãozinho vale muito e que é dele, só dele,  que precisaremos para retribuir os sentimentos que nos cercam, o mínimo é cuidar com carinho dessa peça frágil que habita em nós. O mínimo é enxergar o que tem dentro da nossa frágil vontade de amar antes de querer se entregar a alguém. Comece por fazer sem querer receber, aja sem esperar que façam o mesmo por você. Ame sem exigir que te amem de volta.
O amor é natural, menina, não suporta exigências. É algo que vem com trocas de olhares sinceros e tão profundos que mergulhamos na alma do outro, com sorrisos que preenchem o nosso interior, com conversas que te acrescentam a mente. É algo que vem do além, sem pedir licença, chega e se encaixa num cantinho aí dentro, mas chega sem pedir nada em troca. Esse sentimento não se mendiga, menina, o amor só se dá para quem se deu.

Vida real não é rede social



  • Nestes últimos anos as redes sociais dominaram nosso estilo de vida e o comportamento. Houve uma perda significativa da inteligência emocional das pessoas. Algumas, não todas, perderam a noção entre realidade e interação virtual. Não param um momento para pensar se devem postar ou dizer tal coisa. Alguns até aplaudem, outros se ofendem e alguns simplesmente não interpretam bem o que foi dito.
  • Pessoas adultas têm se comportado como adolescentes mimados. Adolescentes querendo ser esclarecidos e inteligentes sem entender como o mundo funciona, fazendo de tudo por uma selfie perfeita, um fim de semana "memorável" para terem o que postar, prezando por uma liberdade irreal, usando seus corpos para captação de seguidores. Crianças se adultizando pela maneira que se vestem e se comportam. E muitas vezes se comportando de maneira sensual, sem entender o que isso significa.
  • Uma curtida significa mais que um elogio sincero, bajulações são mais bem-vindas que a realidade de ser quem você é. E isso determina se são aceitos e amados. A futilidade é prazer e a simplicidade é ser antissocial.
  • É importante entender que rede social deve ser usada como entretenimento, igual videogame, filmes e televisão. E todos esses passatempos devem ser usados sabiamente. Tem hora e tem momento.
  • O que na verdade se perdeu foi justamente essa ideia de que a rede social não passa de entretenimento. Infelizmente, algumas pessoas se esquecem disso. Existe mais proximidade com quem está longe e menos com quem está perto. As pessoas não conversam mais sem segurar o celular. Elas estão uma ao lado da outra ao mesmo tempo em que não estão ali. Expõem seus sentimentos em uma publicação, mas não se abrem com quem está perto.
  • O que falta é maturidade emocional. Qualquer pessoa pode perder isso se deixar se levar pelo tipo de vida que as pessoas querem expor. Nosso mundo é materialista. Ter algo significa viver bem e ser feliz. E se você não tem certa coisa você é infeliz. São essas insignificâncias que medem se sua vida é legal ou não é.
  • Você passa a ser o que come, o que compra, o carro que tem, a casa que tem, os amigos que "conquista", a viagem que fez, o dinheiro que tem. E, lógico, as curtidas que ganha e os elogios que lhe fazem. Tudo isso o torna uma pessoa legal e de vida perfeita.

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Estar sozinho não é ser solitário



um dia, você decide sair da casa do seus pais. Ou talvez, tudo foi planejado. Você quer fazer sua “própria vida”. Isso não significa que você deixou de amar seus pais – pelo contrário, precisa fazer isso por eles. Então você vai morar sozinho (a). Em uma casa ou em um ap, na mesma cidade ou em outro estado. Ou quem sabe em outro país.

Passado um tempo, te perguntam: “sério que você está conseguindo? Viver sozinho, sem ninguém pra conversar a qualquer momento, dever ser ruim, não é?” Não, não é. Você não está só.

Você vai ao cinema sozinho ( eu não gosto rsrs ). Vai ao shopping sozinho. Compra um sorvete e senta no parque sozinho. Coloca uma música alta e dança sozinho. Prepara a mesa com um lugar. Tem uma cama enorme para uma pessoa. Lê um livro sozinho, faz uma maratona de filmes e séries na Netflix sozinho. Isso não é solidão; Ao menos que você transforme a liberdade em algo ruim.

Na verdade, você nunca está sozinho. Em nenhum dos momentos você fica solitário. Você tem a sua própria companhia. Se você acredita em Deus, Ele está a todo instante com você. Você pode falar “sozinho” o dia todo, mas na verdade ele está ouvindo tudo. Você pode falar para seu próprio “eu”, isso é ter um autoconhecimento ainda maior. Ou pode ficar em silêncio e meditar, ouvindo tudo – inclusive a batida do seu coração. Nesse momento, você sabe que não está só.

Se quiser achar que isso é solidão, tudo bem. Mas para mim isso é liberdade. Uma liberdade de estar a todo instante com você, sem ninguém para intervir nessa relação. É aprender a se suportar, a se amar mais. Dançar sozinho? Claro que não! Você dança com cada átomo do ar, cada átomo seu, cada átomo de tudo ao redor. Você dança com a música, ela te guia.

E sabe de uma coisa? Se não consegue ficar sozinho, como pode querer se dar bem com outra pessoa? Como você acha que consegue amar alguém? Amando a si mesmo, primeiro. Quando você se compreende, se entende, se ama, aí sim consegue conviver e amar outras pessoas.
Falar que “não ter ninguém” é solidão, é acabar esquecendo de você mesmo. É passar por cima da sua liberdade – e em hipótese alguma isso pode acontecer.

Estar sozinho é se escutar. Escutar seus sonhos, os sentimentos que às vezes ficam escondidos, os desejos, as loucuras, as ideias. É descobrir coisas novas, caminhos e soluções. É se tornar mais sábio. É descobrir o que existe de mais precioso aí dentro.

Precisamos parar de ter medo dessa “solidão”: ter medo dela, significa ter medo de saber quem você realmente é. Não tenha medo da sua individualidade.

Até a borboleta tem que sair sozinha do casulo. Se ela tiver ajuda, acaba morrendo.
“Não haverá borboletas se a vida não passar por longas e silenciosas metamorfoses.” – Rubem Alves.

domingo, 3 de setembro de 2017

Não quero ter errado por confiar em você


Eu não queria gostar de você, sabe, simplesmente estava fora dos meus planos por um bom tempo. Mas você, com esse seu jeito tão simples e lindo de ser, me cativou. Aos poucos conseguiu fazer com que as minhas muralhas baixassem, sua vida meio entrelaçou na minha, sem eu ter noção do que se estava a passar. Você começou a ser a minha pessoa favorita, o meu pensamento favorito, o meu sorriso e olhar favorito, a minha gargalhada favorita, o meu beijo de bom dia favorito, o meu abraço favorito. Aos meus olhos, só você existia ( como homem). Mais nada, mais ninguém poderia captar a minha atenção além de você. Você me deu aquela paz, aquele bem estar que mais ninguém alguma vez me deu. 

Você me fez feliz e isso é tão  bonito, e, sem nem olhar as consequências, e  hoje me pergunto como você não teve medo de se machucar nos meus espinhos? Eu tive receio, por ti, e por mim. Não queria machucar mais ninguém, nem ser machucada. Mas, por alguma razão, eu confiei em você. Confiei meus espinhos a você, meu caos, e minha tempestade. Confiei, e até hoje não me arrependo disso. Até agradeço a Deus por ter feito isso, por me ter dado muito pra você. Porque, eu fui feliz.

E hoje, agora eu não sei direito o que se passa dentro de mim, não estou arrependida do que vivemos, das nossas conversas, do aprendizado, e quanto a confiança que depositei em você? Eu não sinto que joguei ela no lixo, eu, sinto na verdade que eu precisava muito disso. Confiar em alguém de novo, e eu não posso ti culpar por eu não ter feito Suficiente para ser a única que você precisava, a sensação de ser insuficiente já é tão familiar para mim.

Como vai ser daqui pra frente? é tudo incerteza, preciso reergue meus muros que você derrubou com sua chegada, preciso reajustar meu caminho, e sem você pra me dizer que vai dar certo será bem mais difícil, mas eu sou humana. E você uma vez me disse que “ podemos nos adaptar a qualquer situação” então ainda prefiro acreditar em você, mesmo com ardor que teima em não sair do meu peito.

Eu quero mesmo que você seja feliz, com quem você escolheu e da forma que escolheu, talvez a gente nunca mais se fale, talvez a gente sente e converse, talvez você esteja tão triste quanto eu, ou talvez esteja aliviado por já querer fazer isso. E do fundo da minha alma, com todo carinho e respeito que tenho por você, eu espero que você faça o que é melhor pra você. Então saberei que não errei em ter confiado e acreditado em tudo que nós vivemos. Eu adoro você, não sinto medo de dizer isso ainda que meu coração esteja triste hoje.