terça-feira, 21 de novembro de 2017

Pai de Facebook

Ser um excelente pai hoje em dia ficou tão fácil, basta alguns clicks, uns toques na tela do celular e sua imagem de pai perfeito está feita, rápido e fácil. Difícil mesmo porem é agir com responsabilidade e compromisso na verdadeira missão de ser pai, é cuidar e arcar com tudo que o pequeno precisa fora dessa Rede Social fantasiosa.

 TIRAR FOTO ABRAÇANDO SEU FILHO, COM UM SORRISO DE CANTO A CANTO É FÁCIL. Quero ver a foto acompanhando a mãe as 03h da manhã, quando a criança acordar tossindo, com febre, e ela tiver que atravessar a cidade a pé, com o pequeno no colo, pra ir em um hospital fajuto, porque você prefere o luxo e a vida badalada do que pagar um plano de saúde. PUBLICAR UMA LEGENDA INSPIRADORA NAS FOTOS, ELEVANDO SUA CONDIÇÃO DE PROGENITOR É MUITO FÁCIL. Quero ver complementar o texto dizendo que o filho está limpo e bem vestido porque a mãe cuidou dele, para que você pudesse passar esses míseros minutos ostentando sua condição de pai presente fictício nas redes sociais. Quero ver a legenda com a planilha de gastos e sua colaboração mensal. 

RESPONDER COMENTÁRIOS DE TERCEIROS, ELOGIANDO VOCÊ COMO PAI É FÁCIL. Quero ver responder as inúmeras mensagens da mãe "mendigando" algo que deveria ser sua obrigação na criação dos filhos. Quero ver responder ao filho que ele não pode ir na viagem da escolinha porque você não pagou a pensão em dia, e preferiu ir na balada com os amigos. Quero ver contestar as respostas da mãe, que deve estar bloqueada ou ameaçada de comentar no seu Facebook, pra não arrancar sua máscara na frente dos amigos. POSTAR FOTO COM OS FILHOS NOS FINAIS DE SEMANA É MUITO FÁCIL PARCEIRO. A inocência de uma criança lhes permite tirar inúmeras fotos sorrindo contigo, sem saber quantas lágrimas a mãe derrubou para que ela estivesse aí, linda e saudável. Quero ver postar foto dos comprovantes de pagamento das pensões em dia. Foto da compra do supermercado, das fraldas, do cartão do plano de saúde, das roupas novas. Quero ver postar os print's das respostas mal educadas, que você dá para a MÃE quando ela pede algo que o SEU filho precisa no dia a dia. Quero ver suas fotos durante a semana, correndo atrás do filho no supermercado, tentando enganá-lo que aquele Danone está estragado, quando na verdade o dinheiro não dá pra levar, no balet, assoprando o dedinho da pequena que se machucou enquanto dançava, ou no campinho de futebol, consolando seu filho que perdeu a partida para os amiguinhos. Quero as fotos na porta da escola, na chuva, com apenas um guarda-chuva e a criança resfriada. Quero as fotos no berço de madrugada, enquanto ele chora, ou no hospital, quando você não pode fazer nada para curar a dor daquele anjo.

 Cadê suas fotos cansado, mas sempre com a mesma cara feliz? Essas não dão tanto ibope né?! Ser "pai de selfie" é cômodo, e eu até entendo que deve ser frustrante pra você, poder ser esse paizão fantasioso somente nas redes sociais. Porque quer! Pra quem te acompanha de fora, você pode até transmitir a imagem de pai de responsável, admirável, prestativo e apaixonante, mas quem mais irá te avaliar, não são os "amigos" do Facebook. A única foto que eu daria tudo pra ver, seria aquela que focasse na sua cara quando o seu filho lhe perguntar, daqui uns anos, "o porquê você fez tudo aquilo com a mãe dele". Isso sim valeria um belo close, com uma legenda inspiradora, na qual certamente você postaria com a seguinte resposta: "Eu fui um idiota e não percebi".

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Coisas que só uma mãe que cria o filho sozinha pode entender

A experiência da maternidade sem um parceiro do lado é sem dúvida nenhuma diferente e algumas coisas só podem entender as mulheres (e homens) que passaram por isso.
Você é mãe e pai. Isso pode ser legal em alguns momentos, mas em muitas ocasiões é simplesmente exaustivo. Você não precisa negociar, nem pedir desculpas, nem estar de acordo com nenhuma outra pessoa que não seja você mesmo. As decisões são suas. Claro que não é fácil, mas ao mesmo tempo essa situação te proporciona uma autonomia única. A “mãe solteira” não tem que conversar, nem discutir sobre o que considera melhor para o seu filho: religião, escola, esporte, corte de cabelo. O que você quer para o seu filho, você faz - ou se esforça para conseguir.
A relação com o filho é de um companheirismo único, você sabe que é "a" pessoa que ele tem ao lado. É você na linha de frente, para coisas pequenas e grandes, seja lá o que aconteça. Você espera de todo o coração que a história familiar não o machuque demais, mas no fundo você sabe que muito provavelmente algum dia, em algum momento, vai doer.
Passar por um parto “sozinha” te traz uma força incomparável e difícil de explicar. Você se sente tomada por uma energia e uma coragem que te faz acreditar que você irá conseguir passar por qualquer coisa sozinha. Neste momento, você tem a certeza que poderá fazer tudo pelo e com o seu filho. 
Sua família é sua base de sustenção, seus maiores apoiadores. Sua mãe foi  provavelmente a pessoa que te acompanhou durante o pré- natal e que te deu a mão quando você precisou. ( a minha até hoje é minha base de sustentação) Toda a ajuda e carinho vindos da família são fundamentais. Às vezes, contudo, você tem que explicar para sua mãe, ou para qualquer membro da família que te ajuda muito, que a mãe da criança é você.
Existem momentos, como por exemplo, na sala de espera do médico, em que você gostaria de não estar rodeada de casais felizes e funcionais. Em algum momento, você se dá conta que a sombra daquele homem que escolheu “não estar” estará sempre presente. Sempre. E você espera de todo o coração, pelo bem do seu filho, que a história não se complique mais no futuro. No entanto, quando você começa a perceber que você é mesmo capaz de criar seu filho sozinha, esse homem deixa de ser tão importante. E contrariando todas suas previsões mais pessimistas, um dia chega alguém que deseja estar com você, que aceita o pacote completo, que ama seu filho e deseja fazer parte da vida de vocês. É um momento mágico, algo que talvez você não acreditasse que poderia acontecer.
Às vezes o dia dos pais é doído. Apesar de saber que você é capaz de fazer qualquer coisa por essa pessoinha que você tem ao lado, você se pergunta constantemente se você está dando conta do recado e quanto tempo mais vai aguentar tudo isso sozinha. Sim, faltam algumas coisas, nem tudo é perfeito, mas seu filho é a coisas mais importante da sua vida. E esse amor gigantesco faz você se superar todos os dias.
Palmas para todas as mães (e pais) que criam seus filhos sozinhos. Essa tarefa não é fácil para ninguém, ainda mais quando você não tem com quem dividi-la. Seus sentimentos, suas ações e suas vitórias irão te acompanhar por toda a vida, e algum dia você vai verdadeiramente ser dar conta do quanto você foi forte. 

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Amo tudo isso em você ( Princeso )


Eu amo quando você me abraça bem apertado, como se tivesse tentando me guardar dentro de você pra me proteger do resto do mundo. Amo quando você fala um monte de coisa boba só pra me ver dar risada a toa e depois fica me olhando como se tivesse admirando o quadro mais bonito que você já viu na vida. Amo quando você me escuta falar e falar e falar e me entende no meio de toda confusão que eu crio, mesmo quando eu mesma já não sei mais do que estou falando. Você me decifrou fácil, nem precisou de muito tempo pra saber como ler todas as minhas entrelinhas. Cê conhece de cor as minhas manhas, as minhas marras, os meus dramas. E o que me faz feliz.


Eu amo como você transforma todos os meus medos em nada e me faz acreditar que vai dar certo independente do que aconteça, mesmo com algumas tempestades no meio do nosso caminho e os problemas que vez ou outra vão bater na nossa porta. Amo como você me desarmou e me fez deixar de lado todo aquele meu discurso sobre desapego emocional pra apostar nas borboletas voando no estômago. Eu amo o jeito como você me faz balançar inteira só de chegar perto, como me tira do eixo sem fazer com que eu me sinta insegura. Eu amo quando você sorri do nada enquanto para a vista em cima de mim sem dizer sequer uma palavra e fica me observando em um silêncio que diz tudo o que eu preciso saber.

Amo o jeito que seus dedos percorrem minha pele e de como isso me arrepia fácil. Amo o seu toque, o seu carinho. Amo as nossas conversas longas sobre assuntos sem pé nem cabeça e de como a gente se entende numa confusão só nossa. Amo quando a gente fala do futuro com tanta certeza que não dá nem pra duvidar de que ele vai chegar do jeito que a gente quer. Amo como mesmo tão diferentes, a gente combina em quase tudo. Amo acordar esperando o seu bom dia e de como tudo melhora quando ele chega. Amo como você se preocupa com tudo o que tá acontecendo comigo, de como se interessa pelos meus assuntos. Amo que você é diferente de todos os outros caras do mundo. É sério! Você diz o que sente, quando sente, sem medo do que vai acontecer com isso. Você é sincero, transparente.

Amo quando você me provoca mesmo sabendo que eu vou ficar brava, sair do sério. Amo a sua paciência com o meu gênio forte e a minha tpm que às vezes dura quase o mês inteiro. Amo que você não se importa se eu sou complicada demais e não fugiu quando percebeu onde é que tava se metendo. Amo as suas manias, até as mais bobas que me tirariam do sério se fosse de qualquer outra pessoa. Amo que você me faz esquecer de tudo o que já passou, de todas as minhas cicatrizes, as minhas dores. Amo como você fez tudo fazer sentido. Tudo! E de como eu passei agradecer por cada pedra que apareceu e cada tombo que eu levei porque foi graças a isso que eu esbarrei em você. A gente não aconteceu por acaso. Eu sei! E é por isso que eu amo você.

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Achava que você gostava mesmo mim


Você dizia que eu era independente, que eu era linda, que eu era diferente. Você me ensinava coisas novas todas as vezes que estávamos juntos, me levava para sair fazia programações nos finais de semana e fazia eu acreditar que era única na sua vida, Você dizia que gostava de mim.

Você me ensinou ver a vida com outras perspectivas, me encorajava a encarar os desafios que ela me oferecia, dizia que eu era talentosa e que tudo que eu fazia era bem feito. Você me levava para jantar, para o cinema, você dizia que gostava de mim.

Passamos fins de semanas inteiros juntos em nossos apartamentos, assistindo filmes, fazendo “gordices”, rindo muito e conversando sobre tudo, cada um com suas teses sobre o mundo, a gente se entendia, e você dizia que gostava de mim.

Você dizia que minha presença ti acalmava, que eu era seu remédio, que não queria pensar no nosso fim, você dizia que éramos um casal e que tínhamos um relacionamento, você dizia que gostava de mim.

Mas ninguém e bobo para sempre não é mesmo? Um dia eu acordei e percebi que eu, uma mulher tão esperta e corajosa, uma mulher tão segura de si estava me deixando levar por um “eu gosto de você”. E se você gostasse mesmo de mim então porque todas as nossas programações juntos teriam que ser escondidas? Porque você não segurava a minha mão quando saímos juntos? Porque não conhecia nenhum amigo seu? E sua família onde estava? Você dizia que gostava de mim.

Eu nunca gostei de status, de exposição, isso para mim é muito irrelevante. Mas eu cansei de esconder nossas fotos, de não pode ti marca em alguma publicação que achava parecida com a gente, cansei de mentir para as pessoas dizendo que éramos apenas amigos; não dava mais para continuar em um lugar onde só tinha relacionamento de um lado, carinho de verdade de um lado, respeito de um lado, onde apenas um gostava de verdade! E esse um era eu, você dizia que gostava de mim.

Você gostava de mim, mas gostava de várias outras igualmente, e eu não nasci para dividir um “gostar” eu mereço mais que isso. Eu mereço amor de verdade, merece andar de mãos dadas, ser apresentada para os amigos, mereço uma foto no Facebook, foda-se os status. Eu mereço mais que um “gosto de você”. Sabe porquê? Porque eu sim GOSTO DE VOCÊ, e me odeio por gosta tanto, mas nem todo esse bem querer vai me fazer continuar sendo apenas mais um fica, alguém para preencher o tempo enquanto as outras não estão com você, eu mereço ser mais que um contato em seu whatsaap em meio de tantos que você tem, Você dizia que gostava de mim.


Hoje eu resolvi tomar uma rumo diferente, resolvi me amar mais e deixar você livre para elas. Como você dizia que gostava de mim talvez me procure e tente reverter a situação, porque quando a gente gosta mesmo de alguém a gente luta por ela, mas só quando sabemos que existe reciprocidade, então meu querido AMIGO, agora não existe mais nos dois, apenas eu e você. E se por acaso você gostar mesmo de mim tente me reconquistar. Eu sim GOSTO DE VOCÊ, mas me desculpe EU GOSTO MUITO MAIS DE MIM.  

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Pessoas que regulam seu emocional pelas Redes sociais ( facebook )



É certo que vivemos cercados por turbilhões de emoções e sensações, muitas vezes elas nos sufocam a ponto de querermos explodir, outras vezes queremos gritar e chorar para que alguém ouça nosso pedido de socorro. Nessas horas tudo que vem à cabeça é. Preciso me libertar de alguma forma! E é ai que a dependência provoca uma necessidade incontrolável de se conectar às redes sociais para se expor os sentimentos e acompanhar a exposição dos amigos virtuais.

A falta de autoconhecimento faz com que muitas pessoas queiram fugir das emoções com que não conseguem lidar em seu pessoal. As redes sociais representam uma forma de olhar para fora e tirar o foco do interior, fugir da realidade, uma vez que obter likes, comentários e compartilhamentos é muito mais fácil do que pedir um abraço, dar um feedback positivo ou falar sobre os sentimentos.

Além disso, os relacionamentos nas redes sociais são mais superficiais e frios, permitindo que as pessoas escondam suas reais emoções, ter status de relacionamento, fotos de uma vida feliz e perfeita ao lado de seu grande “amor” se tornou mais importante que um jantar a dois, um filme abraçados em sábado à noite. Basicamente é assim:” se você não atualiza seus status, ou não posta declarações em suas redes, então você não gosta de mim”. A superficialidade virou prioridade.

A dependência das redes sociais geralmente é desenvolvida por pessoas inseguras, que têm dificuldade de se relacionar e apresentam baixa autoestima. A falta de amor próprio faz com que a pessoa sinta necessidade de ser aceita, ao mesmo tempo em que não se sente capaz de atender às expectativas dos outros, desenvolvendo o medo de ser rejeitado e criticado.Quem vive dessa maneira deixa de desfrutar o momento presente, pois está preocupado apenas em compartilhar suas ações.

Devemos ter ciência de que quando expomos nossas vidas em redes sociais, estamos expondo mais que nossas emoções. botando ali a disposição de todos o direito de opinar e julgar nossos atos, dando liberdade para que desconhecidos adentrem nosso intimo.

Cada vez mais pessoas passam demasiado tempo imersas no mundo virtual das redes sociais da internet, agarradas obsessivamente ao computador, procurando a sua autorrealização. Mas julgo que este caminho é enganador e não ajuda ao crescimento individual, nem à aquisição de uma verdadeira aprendizagem social. O mundo real é muito mais rico, profundo, e valioso do que o mundo virtual. É motivo para dizer “viva cá fora, não se refugie lá dentro”




segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Nem Desistir nem tentar


O Título do texto hoje soa bem familiar a vocês não é? Quando Cassia Heller catava está canção talvez ela realmente estivesse vivendo um dilema em sua vida. Todos nós passamos por isso alguma hora, as dúvidas são as nossas maiores certezas, as vezes, não sabemos como soluciona-las mas elas sempre estão lá.

Quando você descobre que está doente, que já não tem mais aquele controle sobre seu corpo, que seus planos de uma vida podem tomar um rumo bem diferente, que você pode ou não parti rápido desde lugar que chamamos de mundo é normal se encher de dúvidas. Então tudo que você achava que realizaria vira um grande ponte de interrogação, e você pensa! Como fica meu trabalho? Minhas roupas? Minha família? Meus amigos? eu não vou mais poder sentir amor de alguém? Sentir que alguém se importa de verdade? São tantas interrogações e elas só aumentam com o passar dos dias. É horrível sentir que perdeu o controle de tudo, sentir que a qualquer momento a sua bomba pode estourar e entristecer quem ti ama, saber que alguém pode sofrer por mim me deixa mal.

Está assim não é fácil pra ninguém, então o que eu decidi é... não posso deixar minha passagem aqui neste lugar ser em vão, eu preciso ser feliz enquanto eu posso ser. Me permitir amar alguém enquanto posso, deixar que alguém me ame de volta, vou dançar, cantar, sorrir, chorar as vezes quando o medo chegar, estudar, trabalhar e viver tudo que eu poder, enquanto eu poder.

 Direi as pessoas que elas são especiais, falarei o valor que elas tem, isso faz toda a diferença. Se o mundo mostrar crueldade com você? Seja gentil com ele, assim saberá que contribuiu para que algo bom fosse deixado em seu nome, em nome de sua geração.


A escolha sempre é nossa, diante das dificuldades podemos nos deixar ser engolidas por elas, ou podemos mostrar que somos melhores e retribuir a tristeza com um sorriso. Não se abata diante das frustrações, sempre existe uma saída, e ela sempre dependerá de nós. não há nada para se temer.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Amor não se mendiga, menina!


Pare de ficar mendigando amor onde não há, menina. Você não precisa disso, não precisa ficar se rebaixando por um pouco de afeto que não quer vir naturalmente. Amor não se mendiga, entenda isso de uma vez por todas. Não se pede um pouco de atenção, não se exige um pouco mais de importância do outro, não se mendiga o que deveria ser recíproco por si só. É natural, vem com o sentimento. Não é preciso e muito menos se deve mendigar amor de ninguém, nunca, em hipótese alguma. Certo?
Não se desgaste emocionalmente por alguém que não move um dedo para te fazer feliz. Essa pessoa não merece o seu esforço diário, sua vontade de deixar o orgulho de lado por amar demais, não merece todo esse valor sentimental que você dá com tanto ânimo. Toda a sua dedicação em deixar de lado você mesma para tentar fazer dar certo aquilo que nem merece tanto assim o seu empenho. Sem que haja reciprocidade nada vai acontecer, consegue entender? Você é suficiente demais para alguém que é de menos. Entenda, não é preciso mendigar um amor que não flui por si só.
É por motivos assim que a gente acaba banalizando um sentimento tão bonito, por deixar complexo algo tão simples e involuntário, algo tão subitamente singelo. Sentimento não se pede, não se exige e talvez nem se conquiste. Temos o livre-arbítrio de amar o outro, assim como o outro tem a escolha de querer nos corresponder ou não. Ame, ame muito, transborde sentimentos. Entretanto não mendigue nada em troca, nem sequer um sorrisinho. O amor é singular demais para ser mendigado.
Temos que ter em mente que para podermos despejar nosso amor em outros corações, precisamos, primeiro, transbordar desse sentimento por dentro. Digo um grande clichê do mundo: ame a si mesmo e só assim conseguirá compreender como é amar o próximo. Realmente devemos aprender a nos dar amor, a enxergar o nosso valor a ponto de não ser preciso nos rebaixar para ganhar o amor de quem quer que seja.
Devemos entender que o nosso coraçãozinho vale muito e que é dele, só dele,  que precisaremos para retribuir os sentimentos que nos cercam, o mínimo é cuidar com carinho dessa peça frágil que habita em nós. O mínimo é enxergar o que tem dentro da nossa frágil vontade de amar antes de querer se entregar a alguém. Comece por fazer sem querer receber, aja sem esperar que façam o mesmo por você. Ame sem exigir que te amem de volta.
O amor é natural, menina, não suporta exigências. É algo que vem com trocas de olhares sinceros e tão profundos que mergulhamos na alma do outro, com sorrisos que preenchem o nosso interior, com conversas que te acrescentam a mente. É algo que vem do além, sem pedir licença, chega e se encaixa num cantinho aí dentro, mas chega sem pedir nada em troca. Esse sentimento não se mendiga, menina, o amor só se dá para quem se deu.